sábado, 2 de maio de 2015

Quando quebram as correntes


Resultado de imagem para imagem de correntes quebradas


Há um texto bíblico muito revelador de nosso estado de escravidão: e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Ora, só será liberto aquele que  é escravo ou está aprisionado, trazendo para uma realidade mais próxima. 
Qual a possibilidade de haver libertação, onde há liberdade? Nenhuma, concordam?
Quando nos foi ofertada a possibilidade de conhecimento da verdade, foi-nos facultado o privilégio de empreendermos uma viagem profunda em nosso ser. 
O evangelho ensina que Jesus é a verdade, logo, um encontro com Jesus produz em nós o efeito transparência, ficar visível para si e para outros.
Trazendo para a língua portuguesa, verdade é o antônimo de mentira.
Portanto, a verdade é um enfrentamento, um desnudar-se, um revelar-se. a mentira, por sua vez, é um ausentar-se, um mascarar-se, um esconder-se de si e dos outros.
O encontro com a verdade é a apropriação da capacidade de se ver, em suas atitudes e nas atitudes alheias.
Quantas vezes julgamos o comportamento do outro, como sendo egoísta, mesquinho, maldoso, impiedoso, cínico, etc?
Mas diante da verdade incorporada ao ser, somos capazes de compreender que aquele mesmo comportamento, outrora foi praticado por nós e vemos sem máscaras, sem escudo, sem proteção. Entendemos que aquela atitude reprovável é apenas mais uma no universo de nossa convivência e o que hoje criticamos, precisa ser mudado em nós. 
Atos corriqueiros e banais, que praticamos sem limites, são os mesmos que, após tiradas as escamas identificamos fazer parte de nossa conduta.
Sim, só a verdade pode nos libertar, só a verdade pode arrancar os grilhões, só a verdade pode quebras as correntes, nossas correntes.
Muitas vezes buscamos quebrar as cadeias que nos cercam, quando essas cadeias estão em nós e quando quebradas, significa a libertação do que nos impede de caminhar. Ai aprendemos a andar, semear e colher!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, será um prazer interagir com você.