quinta-feira, 18 de julho de 2013

Viva José de Alencar!


A imagem




O que vem a sua mente quando vê uma imagem como essa? Comigo é batata, não tem jeito, José de Alencar. O escritor româaaantico e a meu ver mais piegas que se possa imaginar.
Li vários romances dele, era difícil, narrativas intermináveis, cansativas, mas era recompensador. 
Recompensador? Sim, algum bônus deveria haver por aquele exercício de paciência, brincadeira não gente, José de Alencar era paulêra, descrevia do fio do cabelo até o dedão do pé das donzelas (de preferência as nobres, claro), eram tantos adjetivos para as moças, a grande maioria ininteligíveis para um leitor iniciante, os substantivos? Esses ficavam por conta da descrição do mobiliário e paisagem.
Adjetivos para as donzelas que em suas tramas eram todas ricas, lindas, orientadas por preceptoras, enfim perfeitas. 
Substantivos para móveis, utensílios e paisagens.
A recompensa? Viajar né gente? Impossível não passear em seus meticulosos cenários, acho que conheci do "oiapoq ao Chuí"kkkk
O grande romancista foi compulsoriamente introduzido em meus hábitos de leitura pela professora de literatura que não abria mão de um romance e gastava horas, imperdoáveis, em esmiuçar as características desse gênero literário.
Pois ai está o fruto de seu insistente trabalho: não posso ver a imagem de uma "donzela" contemplativa que já me vem ele a mente...kkkkkkkkk Bendito José de Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, será um prazer interagir com você.