quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Olhos


Resultado de imagem para imagem de caminhos



"Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso, se teus olhos forem maus que grande trevas serão" (Bíblia Sagrada).
Insisto em olhar a vida de forma a vê-la bela. Lembro-me do Éden, que lindo! Foi esse lugar que papai pensou pra nós. Lindo, cheio de possibilidades. Sim, mas havia lá a Serpente! Verdade, ela estava lá.
Há quem afirme que toda a existência é dual, há sempre dois lados; um bom e um ruím. Gosto desse modo de observar, mas prefiro valorizar o lado bom. De vez em quando a vida nos apronta surpresas desagradáveis, entendo como sendo o lado ruím e logo procuro o lado bom. Não brinco de Poliana, não é isso. Poliana só contemplava a vida por um prisma, eu não, contemplo os dois aspectos mas me atenho a apenas um. 
Todo o nosso caminhar nos conduz a algum lugar, às vezes abrimos as portas ao infortúnio, sim, isso acontece. São nossas aspirações, desejos, carências que estão nos impulsionando. Esses elementos são irracionais na maior parte do tempo, nos impedem de ver com clareza e nos fazem arrastar-nos por longas distâncias em terrenos inapropriados. Quando isso acontece devemos maldizer o caminho, o solo em que pisamos? Nãoooooooooo, antes devemos entender o porquê de termos chegado até ali e extrair lições para as próximas caminhadas. 
Estamos todos no mesmo barco, caminhantes e caminhos, um decidiu trilhar e o outro ofereceu-se para ser trilhado. É uma relação de agente e paciente, queremos ambos viver experiências que nos acrescentarão ou não, depende de como iremos interpretar o desfecho. 
Penso que conforme a orientação bíblica, devemos ver nossas entregas, nossas caminhadas, como uma nova experiência de onde é possível extrair um aprendizado duradouro e salutar. Nada de sofrimento contínuo ou de abrigar mágoa no coração. Precisamos entender que se o caminho que trilhamos nos trouxe dor é preciso voltar atrás, sacudir a poeira para então seguir adiante. Assim será possível empreender novas caminhadas munidos de uma maior proteção. Toda experiência, ainda que dolorosa, é válida e o caminho que percorremos jamais deve ser amaldiçoado pois nos trouxe alegrias circunstanciais e aprendizados duradouros. 
Exercitemos o olhar límpido, livre de qualquer engano, por que esse nos fará feliz, será uma reta, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, será um prazer interagir com você.