domingo, 3 de julho de 2016

Feminismo, sim ou não?




Porque não sou feminista

Hoje vemos erigida a bandeira do feminismo como valor central e vital nas relações humanas, é quase uma missão da mulher tornar-se feminista. se você se contrapõe a esse postulado, pronto: você é machista. O mundo hoje está polarizado. Ou se é algo ou o contrário. Não há mais ponderação. Se ponderar você é um meio centrista, está em cima do muro.
Pois bem, não sou feminista e nem tampouco machista. Sou humana, do gênero feminino e postulo a lei da humanização a despeito do sexismo reinante.
Não sou feminista porque nunca senti a necessidade de sobresair-me em termos de gênero. Tenho 50 anos e trabalho desde os 15 em empresas comerciais tão afeiçoadas a enaltecer o sexo masculino quanto as da atualidade. Nunca me senti diminuída, sempre soube que para conquistar um espaço eu teria que me comportar como um concorrente capaz.
Certa ocasião um superior hierárquico gritou comigo em seu arroubo de fúria por não ter recebido a resposta esperada. Simplesmente olhei em seus olhos, empinei o corpo e disse-lhe: não grite comigo, porque se gritar eu grito mais alto. Escute minhas razões e tire suas conclusões, do contrário, me demita.
Foi um ato de ousadia frente a um chefe super respeitado e temido, mas eu sabia o que era, o que queria e o que tinha a oferecer a empresa.
Diferenças entre os sexos, com uma balança cujo pêndulo favorecia os homens, já existia. Contudo, acredito que não se trata de ser mulher e sim de ser convicta de seu valor e reivindicá-lo com coerência e inteligência.
Uso as palavras no português tradicional, não mutilo a língua para sentir-me incluída porque não creio em inclusão preceitual. Inclusão se dá com postura. Exigir direitos é sobretudo sentir-se parte e não expectador. Somos o que somos e o mundo nos reconhecerá como tal, se lhes mostrarmos. Não peço reconhecimento, exijo com meu comportamento. Sou mulher com muito orgulho, sou feminina, forte, determinada e destemida. Isso ninguém pode me tirar e também ninguém pode me dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, será um prazer interagir com você.