quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Quando o espírito soprar


Resultado de imagem para imagem do espírito santo soprando


A narrativa no livro de Ezequiel 37, nos fala que, "O Senhor me levou em espírito a um vale que estava cheio de ossos secos..." e ordenou que profetizasse sobre eles. O curiosos é que a profecia se resumia a uma outra ordem: ossos secos, ouvi a palavra do Senhor! Quanta responsabilidade percebo nesse relato. Há a responsabilidade do profeta em profetizar, há a responsabilidade nos ossos em se dispor a ouvir. Em outra passagem a bíblia nos relata que o crer vem pelo ouvir. Percebemos nesse episódio que Deus nos dá sempre a possibilidade de escolher. 
Antes que ordenasse ao profeta que proferisse as palavras, havia perguntado se aqueles ossos poderiam viver e a resposta foi: Senhor tu o sabes. Uma demonstração de que a nossa fé, a nossa força, a nossa vitória vem do Senhor. 
Ao longo de nossa trajetória estamos sempre tomando decisões que variam em importância e prioridade. Nossa vida material, física é resultado de nossas escolhas espirituais. Temos vida ou estamos como aqueles ossos; sequíssimos? Muitas vezes nos vemos como zumbis, automatizados, empurrados por crenças que não produzem ânima, não geram vida. Ao contrário, nossas escolhas parecem nos enterrar a cada dia, parece que estamos sempre em busca do elo perdido.
Esse texto bíblico sempre me emocionou por sua profundidade e simplicidade simultâneas. 
Creio que Deus em sua infinita misericórdia quer apenas soprar o seu espírito em nossas narinas e nos fazer reviver; quer que encontremos aquilo que se perdeu em nós e nos levou para a morte. 
Há um chamamento constante para esse momento, há arautos proclamando nosso estado de miséria e nos conclamando a ouvir a palavra de Deus. Há um soprar do espírito que não cessa pairando no ar. Enquanto buscamos de todas as formas possíveis encontrar a energia vital, quer seja em meditações, quer seja em entretenimento, quer seja em prazeres carnais, quer seja em completo isolamento, quer seja em adoração egoística, quer seja em veneração de nós mesmos, o espírito de Deus está ali, latente, pronto a nos dar o que buscamos, assim queiramos ouvir a voz do Senhor. A voz que ressoa, que ecoa longe, que vibra em nossos corações, que escoa pelos nossos poros. A única que se basta, que nos basta e que diz: "e porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o meu espírito e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor".
E desse dia em diante tudo terá uma nova dimensão e nossa busca termina. Viveremos as descobertas do paraiso a despeito de estarmos na terra, onde teremos aflições. Todavia, o motor que nos move é incorruptível. Glória pois ao Senhor que fez o espírito soprar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, será um prazer interagir com você.